Código Chitika

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Cinturões VERDES no SUL DO BRASIL.....

Cinturão Verde de Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul) é uma área de preservação com resquícios de mata Atlântica (constitui uma APA - Area de preservação Ambiental desde 2000) que apresenta cerca de 465 hectares, sendo abrigo de várias espécies. Segundo Rafaela Shcheider (2014), foi delimitado pelo Decreto nº 4.117 de 26 de maio de 1994. Além da preservação da biodiversidade,este cinturão também reduz os riscos de erosão de regiões instáveis que correm riscos de desabamento. (Figura X).


Figura X - Cinturão verde de Santa Cruz do sul (Rio Grande do Sul)

Fonte: http://www.diarioregionalrs.com.br/noticias/19566/Geral/Cinturao_Verde_preserva__biodiversidade_e_qualidade_de_vida_

Outro importante cinturão também localizado na região Sul faz parte do Parque Municipal do Cinturão do Verde de Cianorte (Paraná), preservado com base na Lei Municipal nº 2.067 criada em 28 de abril de 2000, forma uma area de cerca de 312 hectares ,apresentando influência marcante de vegetação de cerrado. Esse cinturão apresenta vários fragmentos separados por áreas urbanas (chamados Módulos),alguns cortados por estradas ou por loteamentos. A Figura X apresenta os diferentes Módulos em destaque que constituem o cinturão (Prefeitura Municipal da Cianorte, 2006).

GOMIDE, A.F.; ROMEIRO, R.S. Levantamento de doenças bacterianas em hortaliças na região do cinturão verde de Belo Horizonte. Fitopatologia Brasileira, v.17, p.47-52, 1992.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cianorte (2006).

Souza (2012) analisou um dos Módulos chamado Mandhuy através de entrevista dos moradores dos entornos, que relataram alguns problemas corriqueiros como o uso do local como abrigo para usuários de drogas, e invasão de residência por macacos-pregos (Cebus apella) e quatis (Nasua nasua), entretanto, os moradores também relatam maior qualidade de vida no local.


Referência usada:
Souza, Nadir Leandro de. Relação dos moradores dos bairros periféricos com o módulo Mandhuy – parque municipal cinturão verde, Cianorte - PR. REVSBAU, Piracicaba – SP, v.7, n.2, p.51-67, 2012




www.folhavitoria.com.br1041 × 638Pesquisa por imagem
ArcelorMittal Tubarão participa da Feira do Verde – É o Cinturão Verde, localizado dentro da ArcelorMittal Tubarão (foto) e implantado em 1983 como uma ...
ArcelorMittal Tubarão participa da Feira do Verde – Poucos capixabas sabem ou já tiveram a oportunidade de conhecer, mas a Grande Vitória, mais precisamente o município de Serra, abriga uma reserva verde com mais de 2,6 milhões de árvores de 166 diferentes espécies, com altura de até 30 metros. Não bastasse a variada flora, essa verdadeira floresta viva com mais de sete quilômetros de extensão possui lagoas, brejos, mangues e praias, com rica biodiversidade, incluindo anfíbios, répteis, pequenos mamíferos, pássaros e insetos das mais variadas espécies.

ArcelorMittal Tubarão participa da Feira do Verde  – É o Cinturão Verde, localizado dentro daArcelorMittal Tubarão (foto) e implantado  em 1983 como uma barreira natural em torno da unidade. Ele será um dos atrativos da empresa na 24ª  Feira do Verde, que acontece de 11 a 15 de dezembro, na Praça do Papa, com o tema “Desafios e Soluções para os Resíduos Sólidos: Você Faz Parte!”. No estande interativo, a ArcelorMittal Tubarão vai simular o cinturão verde por meio de elásticos presos no teto e no chão, e convidará o público para atravessá-lo. A ideia é fazer um paralelo entre a dificuldade dessa travessia e a eficiente contenção de ventos e partículas feita pela barreira natural.
ArcelorMittal Tubarão participa da Feira do Verde  -  Outra atração do estande será a apresentação da gestão de coprodutos da empresa. Benchmark no setor de produção de aço pela gestão dos seus resíduos industriais, a ArcelorMittal Tubarão vai mostrar as diferentes aplicações do coproduto Revsol, tanto nas estradas quanto na contenção de encostas e barreiras. Até um filtro, produzido a partir do coproduto que auxilia na manutenção da qualidade da lagoa da empresa, estará montado no estande com grandes rolos, para que os visitantes possam ser “filtrados”. A Feira do Verde é um dos principais eventos no assunto do país e é uma importante oportunidade para trocas de experiências entre empresas e instituições. às 19 horas.
http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/midiaemercado/2013/12/11/pamella-oliveira-e-eleita-a-melhor-triatleta-do-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário