Código Chitika

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Verde que te quero ver-te nas cidades.......

Verde que te quero ver-te nas cidades

Porto Alegre, uma cidade arborizada
Porto Alegre, uma cidade arborizada
A presença de árvores na cidade é essencial para manter o conforto higrotérmico das edificações. O leigo pode não saber o que significa essa palavra, mas sente seus efeitos. Uma edificação que não tem conforto higrotérmico obriga o usuário da mesma a ligar o ar condicionado ou ventilador no verão e o aquecedor no inverno. Obriga-o a colocar um umidificador no quarto para poder respirar melhor e ter uma boa noite de sono, além de colocar um desumidificador nos armários para tirar o cheiro de mofo que provoca coriza e rinite nas pessoas da casa. Numa edificação com conforto higrotérmico você tem o oposto disso: conforto e saúde.
Alameda de Alecrim-das-campinas (Holocalyx balansae) em frente à Estação da Luz (SP)
Alameda de Alecrim-das-campinas (Holocalyx balansae) em frente à Estação da Luz (SP)
A vegetação próxima às edificações também é essencial para manter a umidade adequada dos ambientes externos e internos, devido ao ciclo hidrológico e da evapotranspiração das árvores, ou seja, sua capacidade de transformar água em vapor.
Desde o momento em que o homem primitivo abandonou as árvores para procurar abrigo nas rochas e cavernas – e posteriormente aprendeu a construir com pedra, terra e madeira -, a natureza ficou à margem da ideia de progresso.
Criamos a cultura na qual árvores atrapalham a fiação da rede elétrica e o trânsito nas calçadas, sujam com suas folhas e flores a calha da casa vizinha e também a nossa. Um verdadeiro horror esses seres, flores caídas no chão deixam realmente as cidades muito feias (algum ser humano muito infeliz lançou essa ideia um dia…).
Marcelo Almeida/G1
Também desprezamos as leis urbanas que obrigam a deixar uma área permeável em cada obra construída, para a drenagem rápida das águas das chuvas, ajudando a evitar as enchentes. O resultado estético, que vem acompanhado das trágicas consequências para a saúde e economia geral, são cidades assim:
Joel Silva/Folhapress/Veja
Mas parece que, pelo menos nas sociedades mais desenvolvidas, uma nova relação entre arquitetura e ecossistemas está sendo lentamente construída, e para nós brasileiros, alguns exemplos bem sucedidos servem de inspiração. Não custa nada imaginar São Paulo substituindo o Minhocão por uma área verde como o exemplo de Boston (EUA), ou então, as universidades aderindo ao telhado verde, como a Faculdade de Cingapura.
Definitivamente, beleza sem natureza não é uma boa ideia para a arquitetura onde habitam seres vivos.
Boston (EUA)
Boston (EUA)
Faculdade em Cingapura
Faculdade em Cingapura

https://marisamurta.wordpress.com/2014/01/13/verde-que-te-quero-ver-te-nas-cidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário